Dívida Pública

Divida PublicaDívida Pública

Você paga a fatura do seu cartão sem olhar o que está sendo cobrado? Pois então, nós fazemos isso com a dívida pública.

Antes de começar, você sabe o que é dívida pública? Certamente não, pois ela nunca foi auditada. Logo, não sabemos o que é, para quem devemos, como, por que e quanto devemos. Somente pagamos. Mesmo aprovada pelo Plano Plurianual de 2015, a dívida pública foi VETADA pelo Governo Federal (Iniciativa 07BQ, do Objetivo 1095, do Programa 2039 – Anexo I – PPA/2015). O mesmo se repete na LOA/2016 e em vários outros eventos registrados. Lendo os argumentos para o veto, o Governo afirma que tal dívida é “acompanhada pelo TCU e pelo Tesouro Nacional”, bem como que “a forma abrangente prevista na iniciativa poderia resultar em confronto com o pacto federativo garantido pela Constituição”.

Mas, qual confronto ocorreria? Por que confronto se somente temos o direito de saber para quem, como e por que devemos? Afinal, é nosso dinheiro (e nossos direitos) que estão indo por água abaixo. Ou seja, por mais que a sociedade queira saber o que é a “nossa dívida”, o Governo SEMPRE vetará, não deixando que saibamos.

Em verdade, o Tesouro Nacional e o TCU acompanham os números, mas não as “jogadas” que são feitas para que essa dívida seja criada e nunca quitada! Afinal, quem são nossos credores? Por que devemos? Qual a razão desses juros tão absurdos?

“Os juros da dívida não podem ser reduzidos para não afetar a economia”.

 

Quer dizer então que os direitos podem acabar, o país pode viver em crise constante e, na velhice, a sociedade tem que viver na miséria? Você sabia que, do orçamento executado da União, em 2015, nós gastamos 22,69% com previdência, mas com a dívida, 42,43%? (http://www.auditoriacidada.org.br/blog/2016/11/09/explicacao-sobre-o-grafico-doorcamento-elaborado-pela-auditoria-cdada-da-divida/).

 

grafico

E tem mais: você sabia que, em 2016, os gastos com previdência foram reduzidos a 19%, mas a dívida subiu para mais de 50% de tudo que a União arrecadou com os tributos da população? Enquanto gastamos, a cada ano, mais dos nossos recursos com dívida pública, mais os bancos enriquecem. Vejam o gráfico abaixo, elaborado pelo Banco Central (Fonte: http://www4.bcb.gov.br/top50/port/top50.asp).

 

Lucro dos bancos

Mas vem cá, seu patrimônio aumentou tanto quanto o dos bancos? Por que o governo nunca propôs uma reforma tão drástica assim na dívida pública? Por que nunca permite a auditoria? Qual o medo? Por que reformar apenas para tirar nossos direitos? Resposta: Eles não querem que você SAIBA A VERDADE! Estão tentando te manipular para acreditar que isso é o melhor para nós. Agora que você sabe da verdade, vamos agir?